sexta-feira, 23 de abril de 2010

DICAS DE SEGURANÇA :


Visão

Para garantir o conforto visual:

Mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule a altura da linha superior do monitor no máximo, até sua linha de visão (isto pode ser feito através de um suporte de monitor, ou pela utilização de mesas dinâmicas).

Sempre que possível procure “descansar” a vista, olhando para objetos (quadros, plantas, aquários) e paisagens a mais de 6 metros.

Quando precisar digitar conteúdo de papéis e livros, utilize um porta-documentos entre o monitor e o teclado ou acoplado ao monitor na sua lateral, sendo que neste caso você deve mudá-lo de lado com freqüência.

Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos devem ser foscas.

Telas anti-reflexo não são recomendadas, pois não cumprem esta função.

Evite posicionar o computador perto de janelas ou use cortinas ou persianas para diminuir o reflexo.

Use luminárias com proteção adequada. Em geral é recomendado que o foco da lâmpada esteja a 90° em relação ao posto de trabalho.

Como regra geral temperaturas confortáveis são entre 20 e 23°C, com níveis de umidade entre 40 a 60%.

É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual, índices de ruídos inferiores a 65dB. Recomenda-se o tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e adoção de divisórias especiais quando necessário.

Políticas neste sentido vêm obtendo um aumento significativo de produtividade. Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irá trabalhar nele.

Sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros, som ambiente).

Estimule a convivência social entre os funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário