segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA - DDS


O DDS — Diálogo Diário de Segurança, é um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionistas na empresa, por meio da conscientização dos colaboradores.

Tem como foco principal a realização de conversações de segurança nas áreas operacionais e administrativas,
possibilitando melhor integração e o estabelecimento de um canal de comunicação ágil, transparente e honesto
entre o Departamento de Segurança do Trabalho, supervisores e subordinados.

É também um espaço aberto para a divulgação de mensagens prevencionistas e para a discussão de riscos, incidentes ou
fatos relevantes, associados à segurança, saúde e meio ambiente do trabalho em cada área.
Diariamente, antes do início de cada jornada de trabalho, o líder e cipeiros, com a coordenação geral do departamento de Segurança do Trabalho reúnem um setor, por 10 minutos — não mais que isso — , para discutir um tema relacionado à segurança, saúde e meio ambiente do trabalho.

Deverá haver um registro de presença, mantendo formulário específico preenchido, onde deverá constar atrás da lista de presença o tema abordado no dia.

Com isso, os colaboradores terão maior consciência da importância de se proteger.
Para manter os colaboradores com boa saúde física e mental, é necessário conscientizá-los da necessidade de se praticar segurança e oferecer-lhes boas condições no local de trabalho.

O DDS tem como objetivo criar e difundir nos trabalhadores o hábito de prevenir acidentes. Aplicado diariamente, faz com que os colaboradores se conscientizem da necessidade de adotar medidas prevencionistas antes e durante a realização de cada serviço e com isto evitar os acidentes.

Com o passar do tempo e devido à frequência com que as informações são passadas, os colaboradores irão assimilar
mais rapidamente o processo da qualidade prevencionista da empresa, e serão informados o quanto a empresa preza pela saúde e segurança de seus colaboradores.

Os temas são entregues aos responsáveis — “Líder ou cipeiro” — para leituras, com antecedência mínima de 30 dias para que possam se familiarizar com os temas.

O Departamento de Segurança e Saúde do trabalho, através de seu SESMT e/ou SESTR dará assessoria e todo o suporte técnico quando necessário, para a correta aplicação do DDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário